Esteatose Hepática: Um problema silencioso e potencialmente grave
A esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) é um problema muito comum, acometendo até 30% da população e geralmente é uma doença silenciosa, não causa sintomas. Embora na maior parte dos casos seja um problema que não evolui para condições mais graves, uma pequena porcentagem das pessoas tem um tipo mais grave de esteatose, a esteato-hepatite. A estato-hepatite pode progredir para cirrose, hipertensão portal, desenvolver câncer do fígado e está associada a maior mortalidade relacionada a eventos cardiovasculares (infarto do miocárdio e acidente isquêmico cerebral, entre outros).
Pelo fato do ultrassom de abdome ser o método de escolha na avaliação inicial dos pacientes com doenças do fígado, vesícula biliar e vias biliares, ele pode ser utilizado para avaliar a presença da esteatose nas formas moderada e acentuada. O ultrassom de abdome é método não invasivo, que não utiliza radiação ionizante e não causal mal para o paciente. Em conjunto com outros exames laboratoriais ele pode indicar quais são os pacientes que necessitarão prosseguir a investigação e iniciar o tratamento específico para a esteatose.
Consulte seu médico e saiba que a Diagnostique está preparada para te receber com equipe especializada em ultrassom de abdome.